O Facebook não para de mudar, inovar, reinventar e nós, que estamos lá dentro da rede, temos que estar sempre nos adequando às constantes alterações, gostemos ou não delas.
A última novidade que foi divulgada dia 21 de abril é sobre a triste notícia (para empresas principalmente) que o alcance orgânico das páginas vai diminuir (mais uma vez) para dar mais visibilidade aos posts de amigos, fotos, vídeos, etc.
Você pode ver mais sobre essa notícia no Blog do Próprio Facebook (em inglês) ou de forma compilada no Site da Folha (em português).
É natural que o Facebook precise criar filtros para visualizações das postagens, afinal o número de pessoas, empresas e publicações não para de crescer e é simplesmente impossível todo mundo ver tudo! E aliado a isso está a vontade do Facebook em faturar mais e mais! E quem paga essa conta são as Páginas, que acabam precisando pagar para aparecer para seu público. Eles tem a faca e nós somos o queijo e, como queijo não tem pernas, não temos muito para onde fugir.
Essas alterações acabam impactando as empresas que eventualmente precisam rever suas estratégias! Repensar o seu conteúdo para a rede social que ainda detém o maior números de usuários no momento.
Então devo parar de publicar no Facebook, abandonar a rede?
De jeito nenhum! Não estar no Facebook, nesse momento (veja bem: nesse momento!) não é uma opção – ao menos não para muitoas marcas e segmentos! Se sua empresa está lá e tem fãs, sempre que eles buscarem uma informação da empresa, uma novidade, ou quiserem entrar contato usarão a página do Facebook já que ela é para muitos o canal de comunicação mais próximo. Esse não é o momento de sair do “Face” principalmente se você não possui no site da sua empresa um blog ou outro canal de comunicação onde possa postar as novidades da sua marca.
Esse não é o momento de sair do Facebook, mas talvez essa seja a hora das empresas pararem para avaliar a forma de trabalhar suas páginas dentro da rede, para otimizar o trabalho e também as finanças.
Vale se perguntar… Será que seus posts estão legais? Estão passando a imagem que sua empresa gostaria? Estão passando a mensagem que sua empresa gostaria? Será que você está publicando informações demais ou de menos? Será que seu público está realmente sendo impactado com seu conteúdo? E o mais importante, você está atingindo o público certo para o seu negócio?
É hora de avaliar e repensar! Com menos visibilidade vale a pena investir em publicações que sejam 100% otimizadas. Não dá para “desperdiçar” posts com conteúdo “mais ou menos” para encher linguiça, especialmente se você decide pagar para impulsionar as publicações. Nesse momento, mais que nunca é importante que cada post tenha a cara e as mensagens que sua marca precisa divulgar.
Talvez agora você esteja se perguntando… “E vale a pena pagar para aparecer?“
Vale sim! Especialmente porque o Facebook ainda é uma plataforma barata e com valores pequenos já conseguimos atingir um ótimo público, bem segmentado. As empresas que tem separado uma porção do orçamento de marketing para isso costumam estar satisfeitas porque com valores relativamente baixos é possível atingir grandes públicos, principalmente se comparando com outras formas de divulgação, como por exemplo o Instagram, onde campanhas patrocinadas podem passar das centenas de milhares de reais…
Mas não estamos falando de impulsionar todos os posts! O ideal é seguir uma rotina de nunca deixar a rede sem publicações para não demonstrar que a empresa abandonou a página. Aconselhamos seguir postando rotineiramente de forma concisa, planejada e otimizada, focando em conteúdo interessante e eventualmente, ir escolhendo alguns posts que tem maior importância e apelo, para investir estrategicamente neles. Dessa forma quem vai até a sua página em busca de alguma informação ou novidade vai encontrar lá conteúdo relevante e relacionado com a marca. E de tempos em tempos, essa pessoa verá seus posts mais estratégicos que foram impulsionados.
E por que lá início dissemos que esse não é o momento de sair do Facebook?
Bom… todas as redes tem seus ciclos. Elas nascem, crescem, perdem usuários por algum motivo e morrem. O Facebook tem resistido bravamente ao tempo devido às suas constantes adequações, mas nada nessa vida é para sempre e uma hora é possível que ele entre em declínio. Empresas que dependem da Rede como sua principal plataforma de divulgação sentirão os impactos fortemente, mas em geral quando uma rede morre ela é substituída por outra plataforma. Quem aí não se lembra do finado Orkut? Então…
No momento a rede segue forte e ainda é a principal referência para muitas marcas. É necessário estar lá dependendo do seu tipo de negócio! Mas é preciso também investir em outras plataformas de comunicação que permitam que você chegue no seu público sem contar somente com o Facebook.
E o que eu posso fazer a longo prazo para não ficar refém do Facebook?
Essa é uma boa pergunta! E nós temos uma ótima resposta!
Aguarde o próximo post… :)
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Resumo da ópera… O Facebook mudou e está cada vez mais difícil para as empresas, mas isso não significa que você deva abandonar a rede. O que sugerimos e repensar as publicações, otimizar as postagens e separar um orçamento específico para algumas postagens estratégicas e seguir usando a rede como ferramenta de marketing e de contato com seus clientes/consumidores, mas, além dele busque ter outros canais de comunicação. Não aposte todas as suas fichas em somente uma opção!
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